sexta-feira, 16 de maio de 2008

Requerimento 14/05

Kamila Soares, brasileira, solteira, maior, estudante do curso de economia da UFPE sob nº de matrícula 012345, residente e domiciliada em Recife, na Rua Boa Vontade, nº12, vem solicitar a informação de como justificar e abonar suas faltas, visto que, não tem comparecido algumas vezes ao curso.
Nestes Termos
Pede Deferimento
Recife, 14 de Maio de 2008
Kamila Soares

Ofício 14/05

Of. No. 01/08 Recife, 14 deMaio de 2008

Sr. Beltrano da Silva
Vimos, por meio desta, solicitar a cessão de um ônibus com 40 lugares para que os alunos do primeiro período de economia façam uma visita técnica à Bolsa de Valores do Recife no dia 23 de Maio de 2008.
Desde já agradecemos a colaboração e confiamos na boa acolhida à solicitação aqui apresentada.

Atenciosamente
Fulano de Tal
COORDENADOR

Ex.mo Sr.
Beltrano da Silva
Diretor da Área Acadêmica da Proacad.

Aula 14/05

Essa semana aprendemos mais sobre Artigo Acadêmico e suas características, fazendo uma atividade com toda sala. São as caraterísticas: impessoalidade, objetividade, ordenação direta da frase, vocabulário técnico e recursos ilustrativos.
Estudamos também alguns gêneros textuais administrativos, começando com ofício e requerimento, e aprendendo suas características.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sinopse 07/04

"Lembranças de Um Verão"(Anthony Hopkins, Hope Davis, David Morse e direção de Scott Hicks/Baseado num livro de Stephen King)

O passado à porta do fotógrafo Bobby Garfield(David Morse), com a notícia da morte de um amigo de infância. O enterro o leva à cidade onde cresceu e, especialmente, de volta às lembranças de seu décimo primeiro verão. Orfão de pai, com uma mãe ausente e egocêntrica, Bobby se diverte com os amigos. A chegada de um novo inquilino, Ted Brautigan(Hopkins), muda seu cotidiano. Ted lhe oferece amizade e carinho, ajudando-o a abrir os olhos para surpresas de um mundo maior

Aula 11/04

Essa semana, aprendemos sobre coesão textual. Em como ligar orações distintas de forma que fique compreensível. Dentre os mecanismos de coesão que encontramos, por exemplo, artigos, pronomes e advérbios.
Em outro momento de nossas aulas, debatemos sobre o livro "Técnicas da Comunicação Escrita", o que nos abriu a mente para melhor fazermos nossa resenha.

domingo, 30 de março de 2008

Resumo 19/03

Todos sabem que na maioria das línguas, se não todas, há variações lingüísticas. Quando essas variações não são oficiais, chamamo-as de dialetos. Essas muanças na língua fazem com que as pessoas definam como certa ou errada cada tipo de variação, em que, no entanto, são apenas características que mostram de onde a pessoa é (região), sua formação, seu sexo e até mesmo sua idade. Há também outro tipo de variação que é aquela na qual os transmissores mudam, propositadamente, seu modo lingüístico para se adequar à situação. Essas variações não ocorrem de maneira rápida, pois é ao longo da história que características de várias culturas vão sendo incorporadas numa só formando uma nova etnia. Etnia essa que pode variar num país de acordo com o local, sendo influenciadas por fatores externos, pois se fossem internos haveria uma variação total e, portanro, não haveria dialetos. Essas diferenças podem ser notadas podem ser notadas através da fonética, do lético e da sintaxe. Por causa dessas variações, que não ocorrem de maneira homogênea por todo o país e nem de fprma geral por toda língua, nossos colonizadores que nos impuseram sua língua já não a reconhecem mais. Portanto nossa língua é única (país) e nosso dialeto (região) também.